No Release Notes, você encontra as principais novidades e recursos recentemente otimizados na plataforma HERE.
Confira abaixo as atualizações⬇️
HERE Transit Routing API v8 e HERE Intermodal Routing API v8
Lançamento de nova funcionalidade – serviceTimes
Os horários de operação dos serviços de transporte público agora são retornados nas respostas das APIs Transit Routing e Intermodal Routing.
Essa nova funcionalidade fornece aos usuários os horários de início e término dos serviços de transporte para cada rota, considerando a estação de partida.
Quando o parâmetro serviceTimes é incluído no retorno (ou seja, return=serviceTimes), a resposta da API passa a incluir um objeto serviceTimes dentro da seção departure de cada trecho de transporte público. Esse objeto contém os campos firstTrip e lastTrip, que indicam quando o serviço começa e encerra suas operações naquele dia específico.
Essa funcionalidade é totalmente opcional e mantém compatibilidade retroativa completa, garantindo que as requisições existentes da API continuem funcionando normalmente.
Para mais detalhes, consulte a Referência da API na documentação da HERE Technologies.
Observação: serviceTimes é uma funcionalidade experimental e pode não retornar resultados precisos para todas as rotas.
HERE Data SDK for Java & Scala
Suporte ao ambiente de execução Batch 5.0 com Spark 4.0.1 em pipelines em lote
O ambiente de execução Batch 5.0, com suporte ao Apache Spark 4.0.1, agora é compatível com os pipelines da plataforma HERE, substituindo o Batch 4.3 e o Apache Spark 3.4.4.
A partir de 1º de dezembro de 2026, novas versões a partir da 2.81.5 do HERE Data SDK for Java & Scala oferecerão suporte exclusivamente ao Apache Spark 4.0.1.
O Apache Spark 4.0.1 corrige diversas vulnerabilidades conhecidas, incluindo:
- CVE-2019-20444, CVE-2019-20445, CVE-2015-2156, CVE-2022-23305, CVE-2019-17571, CVE-2021-4104, CVE-2023-26464, CVE-2022-23302, CVE-2022-
- CVE-2023-25613, CVE-2024-25638
Para mais informações sobre essa atualização, consulte os guias de migração.
Ação necessária – Ambiente de execução Batch 4.3 descontinuado
O ambiente de execução Batch 4.3 para pipelines em lote deixou de ser suportado a partir de 1º de janeiro de 2027.
O Batch 4.3, que utiliza o Apache Spark 3.4.4, está oficialmente obsoleto desde 1º de janeiro de 2026.
Entre 1º de janeiro de 2026 e 1º de janeiro de 2027, tanto o Batch 4.3 (Spark 3.4.4) quanto o Batch 5.0 (Spark 4.0.1) permanecerão disponíveis, permitindo a migração para o Batch 5.0 antes do fim do suporte ao Batch 4.3.
Os pipelines em lote existentes que utilizam o Batch 4.3 continuarão operando normalmente até 1º de janeiro de 2027. Durante esse período de transição, o Batch 4.3 receberá apenas correções de segurança. Será possível continuar utilizando o HERE Data SDK for Java & Scala 2.80.2 para desenvolver pipelines com o ambiente Batch 4.3 até que a atualização seja realizada.
Em 1º de janeiro de 2027, o ambiente de execução Batch 4.3 será removido.
Recomenda-se migrar seus pipelines em lote para o novo ambiente Batch 5.0 (Spark 4.0.1) para aproveitar as funcionalidades e melhorias mais recentes. Para mais detalhes sobre a migração, consulte o guia de migração.
HERE Vector Tile API
- Inclusão de nomes de interseções e semáforos na camada pois.
- Implementação do filtro correto de POIs com base no índice de qualidade, garantindo exibição precisa dos pontos de interesse.
HERE Real Time Traffic
- Melhoria na cobertura dos feeds regionais TML 3.4 em formato protobuf.
HERE Studio
Encerramento do suporte ao HERE Studio
O produto HERE Studio, que estava em fase de manutenção desde 2021, será descontinuado. A ferramenta web HERE Studio também será retirada da plataforma e removida no segundo trimestre de 2026.
HERE Tour Planning API
- Tarefas não atribuídas agora retornam múltiplos códigos de motivo, oferecendo visibilidade completa sobre todas as violações de restrições simultaneamente. Isso facilita a identificação rápida de falhas relacionadas a capacidade, habilidades, janelas de tempo ou outras restrições, acelerando a resolução de problemas e melhorando a tomada de decisão.
- As opções de perfil de veículo (avoid, exclude e atributos específicos do veículo) agora oferecem suporte a cenários com locais distribuídos em um raio de até 490 km, ampliando a flexibilidade para operações logísticas regionais e de longa distância.
- Inclusão de suporte a estacionamentos compartilhados, com durações configuráveis por tipo de veículo, por meio do parâmetro fleet.shared.parking. Isso melhora a precisão em cenários de entrega urbana, onde o tempo de estacionamento varia conforme o porte ou tipo do veículo.
- O algoritmo de clusterização aprimorado agora otimiza o agrupamento de paradas para perfis de pedestres, reduzindo a distância de deslocamento entre paradas agrupadas. Esse recurso é especialmente útil para entregas de última milha com mensageiros a pé e roteiros de caminhada.
- Os limites máximos de shiftTime e maxDrivingTime foram ampliados de 86.400 segundos (1 dia) para 604.800 segundos (7 dias), permitindo operações de longa distância e turnos de vários dias sem necessidade de divisão do problema.
Em desenvolvimento
HERE Map Attributes API
Limite de tamanho de requisição de 8.000 caracteres
A partir de dezembro de 2025, a HERE Map Attributes API v8 (RME, WSE, GFE) não oferecerá mais suporte a requisições GET com mais de 8.000 caracteres. Para garantir o funcionamento adequado da solução, utilize requisições POST ou limite o tamanho das requisições a menos de 8.000 caracteres. Para mais informações sobre endpoints e métodos disponíveis, consulte a referência da API HERE Map Attributes.
Map Attributes API
Modo de manutenção para a camada Cellular Signal
O produto HERE Cellular Signal entrou em modo de manutenção e passará a receber apenas atualizações críticas. Como consequência, a camada Cellular Signal na Map Attributes API também está em modo de manutenção. Não haverá novas atualizações de conteúdo a partir do primeiro trimestre de 2026.



