Skip to main content

A otimização de rotas com IA está transformando a gestão de frotas.

O combustível é um dos maiores custos operacionais de uma frota. Em setores altamente competitivos como logística e transporte, onde as margens de lucro são apertadas, esse gasto pode impactar diretamente a rentabilidade do negócio. Além disso, os preços do combustível sofrem variações constantes, tornando ainda mais difícil manter os custos sob controle. 

De acordo com uma pesquisa da Bridgestone, no Reino Unido, 69% dos gestores de frota apontaram o combustível como sua maior despesa. Outros 68% afirmaram estar em busca de estratégias eficazes para reduzir esse gasto. 

É nesse ponto que a inteligência artificial (IA) entra em cena, com potencial de reduzir em até 20% as despesas com combustível, segundo alguns estudos. 

Mais eficiência, menos desperdício 

O planejamento de rotas tradicional muitas vezes ignora condições em tempo real que influenciam diretamente no consumo de combustível — como trânsito variável, condições climáticas ou obras que causam desvios inesperados. Esses fatores aumentam o tempo de deslocamento, atrasam entregas e elevam o gasto de combustível. 

Ao combinar tecnologias de localização, machine learning, análise preditiva e dados históricos e em tempo real, a otimização de rotas via IA possibilita decisões mais inteligentes, que reduzem o consumo de combustível e ainda melhoram os prazos de entrega. Esses sistemas ajustam rotas dinamicamente conforme as condições mudam, tornando a operação mais eficiente. 

Um estudo australiano publicado na Science Direct mostrou que dois caminhões municipais que adotaram rotas otimizadas reduziram significativamente o consumo: o primeiro, que seguia uma rota diária previsível, registrou queda de 62% em apenas um mês; já o segundo, com trajetos mais imprevisíveis, reduziu o consumo em 11%. 

Segundo Joel Paul, pesquisador da Universidade de Stanford: 

“A otimização de rotas com IA está se consolidando como um divisor de águas. A integração de IA com GPS, sensores de Internet das Coisas (IoT) e plataformas de gestão de frotas em nuvem revolucionou a logística, otimizando a utilização dos veículos, minimizando o consumo de combustível e aumentando a eficiência das entregas de última milha.” 

Na prática, isso significa que a IA pode analisar padrões de tráfego em tempo real, clima, condições da via e prazos de entrega para traçar rotas mais eficientes, redirecionando motoristas de forma proativa para evitar atrasos, reduzir o tempo de espera e economizar combustível. 

Além disso, o machine learning permite um planejamento preditivo, antecipando tendências sazonais, comportamentos de clientes e padrões históricos de entrega. A Matrix Routing API, por exemplo, é capaz de gerar rotas com base no tráfego histórico. 

IA também otimiza frotas mistas 

Para frotas compostas por veículos a combustão e elétricos, a IA ajuda a planejar rotas considerando as particularidades de cada tipo de motorização. Inclinações íngremes e baixas temperaturas, por exemplo, afetam muito mais a autonomia dos elétricos do que a eficiência dos motores a combustão. Em operações no inverno, a otimização de rotas via IA pode planejar percursos que preservam melhor a bateria e reduzem custos de energia. 

Outro ponto é a sequência de entregas. Segundo Petros Kaplanidis, Product Manager da HERE: 

“A ordem de entregas tem papel fundamental para os elétricos. Um veículo totalmente carregado consome mais energia que um vazio. Ajustar a sequência para reduzir o peso no início do trajeto pode aumentar a autonomia.” 

Comportamento do motorista influencia

O estilo de condução tem impacto direto no consumo. A IA pode monitorar padrões de direção, como acelerações, freadas bruscas e tempo em marcha lenta, oferecendo treinamentos em tempo real para motoristas dirigirem de forma mais econômica ou até adaptando rotas conforme o estilo de cada condutor. 

Um relatório da McKinsey destacou o caso de uma transportadora europeia que reduziu em 15% seus custos de combustível usando sensores que monitoram tanto o desempenho do veículo quanto o comportamento do motorista. Os motoristas recebem orientações instantâneas, como quando acelerar ou reduzir, o que ajuda a otimizar o consumo e ainda diminui custos de manutenção. 

Soluções da HERE para gestão de frotas 

Para que a otimização de rotas via IA funcione, é essencial contar com dados de localização robustos, muito além da simples navegação. O Fleet Optimization da HERE é um pacote de soluções desenvolvido para aumentar a eficiência e a escalabilidade da gestão de frotas, resolvendo desafios complexos de roteamento com inteligência artificial. 

A solução considera variáveis como perfis dos veículos, disponibilidade de motoristas e agendas de entrega, oferecendo rotas otimizadas instantaneamente, além de estimativas de chegada mais precisas. Entre seus recursos estão: 

  • Planejamento de rotas com base em tráfego em tempo real e restrições de veículos 
  • Roteamento especializado para diferentes tipos de frota 
  • Mapas detalhados para veículos comerciais, incluindo restrições de altura de pontes e limitações de tráfego 

Segundo a própria HERE, o Fleet Optimization pode reduzir os custos de gestão de frota em até 20% e o tempo de replanejamento de rotas em até 90%. 

“O Fleet Optimization foi desenvolvido para simplificar e aprimorar a gestão de frotas, permitindo que empresas de médio porte acessem soluções antes restritas apenas às maiores corporações”, afirma Remco Timmer, Vice-Presidente de Produto e Gestão de Portfólio da HERE Technologies. 

Aqui no Brasil, a Near é a distribuidora oficial dos produtos HERE Technologies. Se você tem interesse nessas soluções e quer saber mais, fale conosco! 

Texto original disponível em : https://www.here.com/learn/blog/cut-fleets-fuel-bills-with-ai 

Close Menu

Suporte

LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram