Skip to main content

A Torre de Controle Logístico é a peça-chave para uma gestão logística ágil e eficaz. Com ela, os gestores do setor têm uma visualização de ponta a ponta da cadeia logística, controle sobre todos os processos, além de acesso a informações relevantes para a tomada de decisão.

Por isso, para que uma Torre de Controle Logístico opere em sua total capacidade, é necessário contar com dados de qualidade, fornecidos em tempo real e de fácil acesso a todos os agentes da operação. Desta forma, as empresas de logística precisam contar com tecnologias que vão muito além das famosas planilhas e controle manuais.

Contudo, em uma pesquisa recente da ABI Research, cerca de 70% das organizações ainda dependem de planilhas, formulários e registros de motoristas em papel para rastrear remessas. Em um cenário em que a Logística se mostra cada vez mais complexa, é necessário encontrar meios de aperfeiçoar o serviço e garantir a qualidade da entrega. Neste sentido, a Torre de Controle Logístico oferece diferenciais decisivos para a operação.

Principais diferenciais para o controle de processos logísticos

A palavra-chave é: OTIMIZAÇÃO. Para garantir uma gestão logística eficaz, é preciso otimizar tempo, espaço em armazéns e caminhões, custos com equipamentos, manutenção de caminhões e trocar de pneus, entre muitos outros fatores. Ao oferecer dados de qualidade em tempo real, a Torre de Controle Logístico possibilita a ação imediata, minimizando riscos, gerando economia e entregas cada vez mais efetivas.

Para entender melhor, listamos abaixo algumas características de uma Torre de Controle Logístico:

Visibilidade em Tempo Real:

Uma torre de controle eficiente oferece visibilidade em tempo real de toda a cadeia de suprimentos, permitindo que os gestores acompanhem o fluxo de processos e identifiquem rapidamente qualquer problema ou interrupção.

Capacidade Preditiva:

Além de monitorar o status atual da cadeia de suprimentos, uma torre de controle logístico eficiente utiliza dados históricos e algoritmos preditivos para antever potenciais problemas ou tendências futuras, permitindo uma tomada de decisão proativa.

Integração de Dados:

Dados são parte importante de qualquer gestão. Por isso, uma Torre de Controle Logístico eficaz proporciona uma visão holística e unificada da cadeia de suprimentos, capaz de integrar dados de várias fontes e sistemas. Isso inclui fornecedores, parceiros logísticos e sistemas internos da empresa.

Capacidade de Ação:

Além de fornecer insights e alertas sobre problemas potenciais, também oferece recursos para ação imediata, como ferramentas de colaboração, playbooks digitais e automação de processos, permitindo uma resposta rápida e eficaz a eventos não planejados.

Leia também: Siemens Healthineers recebe visibilidade da cadeia de abastecimento em tempo real

Como a tecnologia de localização potencializa a atuação da Torre de Controle Logístico?

A tecnologia de localização é composta por conjunto de ferramentas e técnicas que permitem determinar a posição geográfica de objetos, pessoas ou dispositivos em tempo real e de forma precisa. Assim, consegue fornecer dados de qualidade para alimentar a Torre de Controle Logístico e apoiar a análise e tomada de decisão. Alguns exemplos são:

  1. Rastreamento em Tempo Real:

A tecnologia de localização permite o rastreamento em tempo real de ativos, como veículos de transporte e mercadorias. Isso proporciona uma visão detalhada da localização e do status das operações em cada etapa do processo logístico.

  1. Otimização de Rotas:

Facilita a otimização de rotas, levando em consideração fatores como tráfego, condições da estrada e horários de entrega. Desta forma, ajuda a reduzir os tempos de trânsito, minimizar custos operacionais e melhorar a eficiência geral da cadeia de suprimentos.

  1. Gestão de Ativos:

Possibilita o monitoramento e a gestão eficientes de ativos, como contêineres, paletes e equipamentos de manuseio de materiais. Assim, evita perdas, roubo e danos, e garante que os ativos estejam sempre no lugar certo, na hora certa.

  1. Análise de Dados Geoespaciais:

A tecnologia de localização também permite identificar padrões, tendências e insights valiosos sobre o desempenho da cadeia de suprimentos. Além disso,  identifica áreas de congestionamento, pontos de ineficiência e oportunidades de melhoria operacional.

 

Transforme a sua Torre de Controle Logístico com a HERE Technologies

Uma plataforma como a desenvolvida pela HERE Technologies, por exemplo, é capaz de rastrear e fornecer milhões de dados próprios e de terceiros dos mais diversos tipos. Confira abaixo os principais:

  • Padrões de tráfego
  • Velocidade da via por modal
  • Condições da via
  • Dados históricos
  • Dados em tempo real
  • Volume de emissões de CO²
  • ETAs

A plataforma conta com diversas APIs, que transformarão a sua Torre de Controle Logístico e potencializarão a sua gestão de cadeia de suprimentos. Para entender quais as melhores soluções para a sua Torre de Controle, entre em contato conosco! A Near Location é o distribuidor exclusiva da HERE Technologies no Brasil e conta com especialistas prontos para te ajudar a entender qual a melhor solução para a sua gestão.

Fechar

Suporte

LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram