Skip to main content

Recentemente, a HERE em parceria com a Amazon Web Services realizou uma pesquisa com 900 empresas de Transporte & Logística. Os países contemplados foram os Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha. Esta pesquisa gerou o relatório “On The Move” e mostra um panorama da gestão de cadeia de suprimentos para 2024 em que os principais destaques são: os rápidos avanços em inteligência artificial, a pressão para reduzir as emissões de carbono e o aumento das tensões geopolíticas.

No entanto, o relatório revelou que apenas 50% dos profissionais de Transporte & Logística afirmam usar análises básicas de dados. Desta forma, fica bem clara a importância de gerir cadeias de suprimentos ágeis e resilientes. Continue lendo para entender como navegar pelas oportunidades e desafios atuais ao digitalizar suas operações, frotas e fluxo de trabalho.

 

Uso de Dados e Tecnologia na gestão de Cadeia de Suprimentos

Segundo a pesquisa, a porcentagem de empresas de Transporte & Logística que utilizam dados de localização, IoT e tecnologias de sensores para melhorar a visibilidade geral da cadeia de suprimentos é de 21% nos Estados Unidos, 19% no Reino Unido e apenas 16% na Alemanha. Ou seja, menos de um quarto dos entrevistados globais.

 

A importância de aumentar a visibilidade da cadeia de suprimentos hoje

Aumentar a visibilidade em toda a cadeia de suprimentos está no topo de todas as listas de tarefas de Transporte & Logística e, com 3 em cada 4 pessoas pesquisadas relatando que sua empresa continua a progredir nessa área, este ano não é diferente. Talvez o mais surpreendente seja o fato de que apenas um quarto dos entrevistados afirma que sua empresa fez progressos significativos, o que indica o quanto ainda há trabalho a ser feito.

Dentre as principais operações, são as rodoviárias que oferecem a maior visibilidade. Dito isso, o estudo também constatou que as operações de middle e last mile são vulneráveis a muito mais variáveis que afetam o tempo estimado de chegada (ETA), como horários de coleta e entrega da transportadora, condições de tráfego e planejamento e otimização de rotas. Desta forma, faz sentido que os entrevistados classifiquem o rastreamento em tempo real e a otimização de rotas como as soluções de cadeia de suprimentos mais valorizadas.

 

Nivelamento da inteligência artificial

Embora pareça que estamos acordando todos os dias com um novo avanço na inteligência artificial (IA), o estudo revela um forte contraste. Apenas 50% das empresas de Transporte & Logística na Alemanha, no Reino Unido e nos EUA usam análise básica de dados. Nos três países, o custo foi citado como a principal barreira para a implementação, seguido de perto pela possível interrupção dos serviços existentes (12%) e pela falta de conhecimento interno (11%).

Embora as soluções tecnológicas prontas para uso de fornecedores externos continuem sendo mais atraentes nos três países, as organizações de Transporte & Logística na Alemanha estão mais propensas a desenvolver seus aplicativos internamente. Ainda assim, os entrevistados destacaram a necessidade de soluções confiáveis, fáceis de usar e que se integrem perfeitamente, sem exigir revisões dispendiosas ou muito conhecimento técnico.

30% dos entrevistados concordam que as principais áreas para melhoria com a tecnologia são: utilização da frota, planejamento de rotas e rastreamento. Portanto, ao investir em soluções confiáveis e fáceis de usar, as empresas de Transporte & Logística podem reduzir seus custos e ficar à frente da concorrência.

 

Sustentabilidade da cadeia de suprimentos

A implantação de políticas voltadas para o ESG já não é mais encarada apenas como um diferencial para empresas. Hoje, é mandatório para manter boas relações comerciais e conquistar cada vez mais clientes. Ainda assim, mais da metade das empresas pesquisadas nos 3 países afirmaram não possuir metas de sustentabilidade adaptadas para suas operações de Transporte & Logística.

Outra estatística surpreendente é que a maioria dos entrevistados afirma que suas organizações atualmente não têm metas de sustentabilidade, sendo que 27% afirmam que elas ainda estão “em desenvolvimento”. Além disso, um total de 33% disse que sua empresa não tem todas as metas de sustentabilidade, sem planos de desenvolvê-las ainda mais.

A boa notícia é que a resiliência ambiental e operacional continua sendo um dos principais tópicos do setor de logística global em 2024. De acordo com o American Transport Research Institute, o custo de operação de um caminhão aumentou para US$2,251 por milha – um recorde histórico.

Globalmente, apenas 16% dos entrevistados usam o planejamento automatizado de viagens da frota no backoffice e 40% usam o roteamento de motoristas. Ao integrar o planejamento automatizado de viagens da frota para dar suporte às operações da frota, é possível planejar rotas otimizadas. Assim, é possível minimizar o excesso de quilometragem, o tráfego de paradas e o retorno às rotas já percorridas. Tudo isso economiza diretamente a quantidade de combustível que seus veículos consomem.

Melhor ainda, ao analisar o fluxo de tráfego com base em dados em tempo real e históricos, seus motoristas podem evitar pontos de congestionamento. Por exemplo, acidentes e zonas de construção. Isso não apenas economizará combustível, mas também fornecerá a você e a seus clientes ETAs mais precisos, melhorando os índices de satisfação do cliente.

Leia também: Como a tecnologia de localização ajuda a trazer sustentabilidade para a sua empresa?

Destaque a sua operação da sua empresa com a Near Location

É mais do que evidente que a tecnologia de localização traz diferenciais estratégicos para a sua gestão de cadeia de suprimentos. Com a plataforma HERE, sua empresa poderá se destacar no mercado e conquistar cada vez mais espaços, clientes e parceiros comerciais. Para saber mais sobre o que a plataforma HERE pode fazer pela sua gestão de cadeia de suprimentos, entre em contato conosco!

Fechar

Suporte

LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram