Skip to main content

Até 2030, espera-se que um em cada sete veículos nas estradas seja um veículo elétrico, e países que adotam mais tarde estão experimentando um crescimento rápido nas vendas destes veículos. Por exemplo, no Brasil, a frota de veículos elétricos vem crescendo ano a ano. Segundo dados da Neocharge, o número de veículos elétricos em circulação aumentou cerca de 40 vezes desde 2015.

Desta forma, o aumento dos veículos elétricos não é um fenômeno recente – é uma história de retorno. O que levanta a questão: por que a adoção global de veículos elétricos está ganhando impulso apenas agora?

Veículos elétricos: do século XIX até hoje

William Morrison, químico e inventor americano, criou o primeiro veículo bem-sucedido no final do século XIX. Porém, apesar de sua introdução precoce, estes veículos não ganharam tração. Isso se deveu principalmente a desafios como alcance limitado, velocidades lentas e altos custos de produção. Para completar, há ainda a descoberta do motor de combustão interna por volta de 1860, que se tornou jogou a pá de cal sobre as ambições iniciais ao redor dos motores elétricos.

No entanto, a narrativa moderna sobre veículos elétricos é muito diferente. Isso porque há uma procura global por esse tipo de veículo, ocasionando a expansão do mercado global. Desta forma, países como China, Europa e EUA pavimentam o caminho para o aumento da adoção de carros elétricos. No Brasil, em 2023, a vendas destes veículos no país superou as expectativas e apresentou um crescimento de 91%.

 

Sustentabilidade abre o caminho

Hoje, os veículos elétricos são muito mais sofisticados do que seus ancestrais, aproveitando a tecnologia em cada parte. Com avanços na tecnologia de bateria, aumento da consciência ambiental e políticas governamentais de apoio, os veículos elétricos encontraram na sustentabilidade uma grande aliada.

Um grande benefício dos carros que funcionam com eletricidade é o impacto reduzido no meio ambiente. Desta forma, empresas estão recorrendo a veículos elétricos para suas frotas devido aos potenciais custos operacionais mais baixos e ao desejo de cumprir metas de sustentabilidade. Assim, frotas de ônibus e táxis elétricos também estão sendo introduzidas em cidades ao redor do mundo, reduzindo as emissões e melhorando a qualidade do ar.

A busca por soluções de mobilidade mais sustentáveis vai além dos carros de passageiros. Neste sentido, caminhões elétricos estão se tornando cada vez mais populares nos EUA. Além disso, vários fabricantes anunciaram planos para produzir versões elétricas de seus modelos populares.

Por exemplo, as baterias de lítio-ar representam uma tecnologia inovadora de alimentação. Isso porque podem oferecer uma densidade de energia maior do que suas contrapartes de íon de lítio mais convencionais. Desta forma, estendem a quilometragem que veículos elétricos podem percorrer com uma única carga. Além disso, as baterias de lítio-ar são recicláveis, tornando-se uma solução de mobilidade ainda mais atraente para os consumidores.

 

Desafios para o crescimento da adoção de veículos elétricos

No Brasil, o valor dos veículos elétricos ainda é motivo de bastante objeção. Além dele, a ansiedade de alcance é um dos maiores obstáculos para o crescimento exponencial da adoção de veículos elétricos. Isso porque as baterias elétricas são afetadas por muitos fatores, como climas extremos.

Além disso, mesmo que o motorista chegue à estação de carregamento a tempo, pode chegar lá apenas para encontrar mais obstáculos. Alguns fatores como disponibilidade e acessibilidade de estações de carregamento, carregadores inadequados ou sistemas de pagamento complicados geram a ansiedade de carregamento, outro termo que preocupa a indústria de carros elétricos. E com razão, já que nos EUA, um país onde a adoção de carros elétricos é maior, os motoristas de veículos elétricos sofrem com a falta de infraestrutura de carregamento.

No entanto, felizmente não é um problema sem solução. Para enfrentar a ansiedade de carregamento de veículos elétricos, a União Europeia está trabalhando atualmente para aumentar o número de pontos de carregamento públicos para atender à crescente demanda. No Brasil, o movimento ainda é muito tímido, mas com a tecnologia, é possível atenuar a ansiedade de alcance e carregamento.

 

Trabalhando de forma mais inteligente

A inteligência artificial (IA) é outro importante impulsionador da adoção acelerada de veículos elétricos. Com ela, é possível otimizar a localização de estações de carregamento, gerenciar a distribuição de energia e melhorar o desempenho da bateria.

Além disso, IA pode reduzir a ansiedade de alcance fornecendo aos motoristas informações em tempo real sobre o status da bateria de seus veículos e as estações de carregamento mais próximas. E se isso não bastar, ela também pode ajudar a gerenciar a carga na rede, evitando quedas de energia devido à alta demanda de carregamento de veículos elétricos.

A plataforma HERE oferece APIs que permitem o planejamento e oferecem previsibilidade no gerenciamento de frotas elétricas. Um bom exemplo é a EV Charge Points API. Com ela, é possível obter uma listagem de pontos de recarga elétricos dentro de uma região determinada. Além de informações detalhadas, a API conta com dados dinâmicos que auxiliam em especificidades.

Leia também: Como a tecnologia de localização pode elevar o nível da sua Torre de Controle Logístico

Sua frota elétrica precisa de tecnologia de localização de ponta!

A longa jornada dos veículos elétricos, de uma aspiração de nicho no final do século XIX a uma das coisas mais emocionantes que surgiram na indústria automobilística, é inspiradora. Apesar dos desafios, o futuro dos veículos elétricos parece promissor, com avanços tecnológicos contínuos, apoio político e crescente conscientização do consumidor. Com isso, a adoção destes veículos continuará a aumentar, tornando o futuro da mobilidade um pouco mais verde a cada passo.

Para aproveitar da melhor forma a sua frota elétrica, bem como otimizar o planejamento e trazer previsibilidade, é preciso contar com uma tecnologia de ponta. Desta forma, a Near Location pode te ajudar a implementar inovação e sustentabilidade na sua empresa. Somos o distribuidor oficial da Plataforma HERE no Brasil e contamos com uma equipe especializada, além de oferecemos suporte local e contratos flexíveis. Para entender como podemos ajudar a sua empresa e/ou solução, fale conosco!

Fechar

Suporte

LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram