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A otimização do frete é essencial para que a taxa de carrinho abandonado do seu e-commerce diminua.

De acordo com pesquisas, mais de 80% dos consumidores praticaram o abandono de carrinho no último ano.

Para gestores e empreendedores como você, essa porcentagem mostra o quanto é preciso estar atento aos métodos existentes para reverter essa realidade.

 

Entendendo o abandono de carrinho.

Caracteriza-se como abandono de carrinho quando, da metade para o final do processo de compra, antes da efetivação do pagamento, o cliente desiste da compra.

Infelizmente, essa prática é mais comum do que se imagina, sendo muito importante entender os motivos que levam a isto para que sejam criadas novas estratégias que garantam a venda dos seus produtos e uma melhor experiência para o cliente.

O ato de abandonar o carrinho pode ocorrer por diversos motivos, sendo, o principal deles, o valor do frete da compra. Por isso, vamos entender melhor sobre esses motivos para que, assim, isto possa ser evitado.

Vale ressaltar que, além do frete, existem outras causas bastante importantes, como a segurança da loja virtual, formas de pagamento, entre outros.

 

Alto valor do frete

O alto valor do frete é um dos principais motivos do abandono de carrinho em um e-commerce. Isso porque, muitas vezes, o valor a ser pago por ele é o mesmo ou superior ao item que será comprado. 

Isso pode ser acarretado por diversos motivos que iremos tratar no decorrer deste artigo, mas é importante ficar de olho na otimização do frete para diminuir essa taxa de desistência.

 

Custo inesperado

Como falamos anteriormente, ter custos inesperados é uma das causas mais frequentes do abandono de carrinho.

Quando falamos de custos inesperados, além do já citado frete, também entram taxas, itens complementares obrigatórios, juros elevados e qualquer despesa extra.

Para que essa insatisfação do cliente não aconteça, e esse problema seja resolvido, a empresa pode contar com a otimização do frete.

 

Processo de compra muito longo

Outro motivo muito comum são os processos de compra muito longos.

Seja por conta de cadastros, processos de confirmação ou oferecimento de produto, quanto mais tempo o consumidor demorar para conseguir finalizar a compra, maior é a taxa de abandono de carrinhos.

Uma ótima solução é montar um layout onde o comprador saiba quantas etapas são e em qual ele está.

Assim, ele consegue acompanhar o quanto falta para conseguir finalizar aquele processo. Por exemplo: dados pessoais > dados de envio > pagamento > finalização.

 

Insatisfação com o pagamento

A compra online faz parte do dia-a-dia da maioria das pessoas, mas mesmo assim, muitas ainda não se sentem totalmente seguras para realizar essa ação.

E, por isso, acabam abandonando seus carrinhos se não se sentirem totalmente à vontade e seguros com a seção de pagamento do seu e-commerce. 

Para resolver esse problema, utilize uma comunicação e um layout que transmita segurança, clareza e confiabilidade. Sua loja online possui algum tipo de selo ou certificação de segurança? Não hesite em colocá-los à mostra.

Outro ponto relacionado ao pagamento, é quando o cliente não encontra a forma de pagamento desejada e, por isso, declina a compra. Invista em diversos meios de pagamento, como cartão de crédito, débito, boletos bancários, parcelamento e pix.

 

Problemas com o e-commerce

Erros e lentidão no carregamento de páginas também podem acarretar o ato de abandonar o carrinho. O usuário está cada vez mais imediatista, então, quando um processo demora muito, temos a tendência de desistir.

Faça uma análise no tempo de carregamento do seu site e, se necessário, invista em uma plataforma mais atualizada, que atenda o seu público da melhor forma possível.

 

Descontentamento com a política de devolução

Ao comprar pela internet, os clientes buscam lojas que tenham políticas de trocas mais flexíveis.

Prova disso é que, segundo a Ebit|Nielsen, 44% dos consumidores já deixaram de finalizar a compra em um e-commerce por achar que a devolução seria muito complicada.

Outras questões que podem ser motivo de carrinho abandonado são o tempo de troca muito curto ou as cobranças pelo envio de volta.

Dessa forma, estruture e divulgue políticas transparentes e objetivas para que os usuários entendam de maneira simples como eles podem realizar a ação, caso precisem.

 

Falta de suporte aos clientes

O suporte ao cliente é quando você tem a oportunidade de mostrar ao seu consumidor que está preparado para atendê-lo.

Muitos desistem da compra por falta de suporte, então, contorne esta situação oferecendo diversos meios de contato, como redes sociais, chat online e e-mail.

 

Otimização do Frete: porque ele influencia tanto no abandono de carrinhos.

Como já comentamos, pesquisas apontam o alto valor do frete como motivo para o abandono do carrinho.

A otimização do frete tem o intuito de evitar que isso aconteça, ou seja, que o frete fique em um valor muito acima do esperado.

Para isso, utiliza-se diversas estratégias que irão assegurar uma entrega mais acessível aos consumidores.

 

Otimização de Frete: melhore sua estratégia e diminua a taxa de abandono de carrinho.

 

Realize parcerias com transportadoras

Ao fechar parcerias com transportadoras, você consegue alguns acordos que podem ser bons para você e para a transportadora.

Enquanto ela ganha na quantidade de encomendas, você paga menos por cada pacote. 

Dessa forma, é possível que sejam repassados descontos e um valor menor de frete para o seu cliente final.

 

Ofereça diversas opções de entrega

Ter mais de uma opção de entrega é uma ótima opção. Dessa forma, o cliente pode decidir entre um envio mais caro e rápido ou um prazo maior e mais barato. 

Além disso, ter variadas opções dá ao seu consumidor uma sensação de poder de escolha.

 

Trabalhe com pontos estratégicos para retirada dos produtos

Uma boa opção para evitar o abandono de carrinhos é ter uma opção gratuita onde o cliente pode fazer a retirada do produto.

 

E-commerce: dicas de como deixar o frete mais barato.

 

Atente-se ao cadastro dos produtos

O frete é calculado com base em critérios como endereço de origem e destino, dimensão e peso do produto, etc.

Para que o cálculo do frete seja feito corretamente, é preciso que dados como peso e dimensão do produto sejam cadastrados considerando os itens já com a embalagem.

Qualquer tipo de erro nesse processo pode fazer com que o frete saia mais caro que o necessário.

 

Reduza o tamanho das embalagens

A relação entre o peso e o volume da encomenda, é um critério para a precificação do frete. Logo, embalagens muito grandes, para itens menores, podem elevar o custo de entrega.

Por conta disso, aposte em embalagens que tenham um tamanho adequado para os seus produtos.

Invista em materiais mais leves, como fragmentos de papel e almofadas de ar, para preencher os espaços vazios da embalagem. Esses itens protegem as mercadorias, sem aumentar muito o peso da encomenda.

 

Negocie com as transportadoras

Faça pesquisas de mercado e orçamentos com mais de uma empresa, assim você irá encontrar as opções com melhor custo benefício para o seu negócio.

Claro que a dica anterior de fechar parcerias é uma ótima ideia deve ser levada em consideração.

 

Por que a otimização do frete é tão importante?

Fazer a otimização do frete significa garantir que o transporte entre itens comprados e vendidos será executado com eficiência, pontualidade, qualidade e preço justo.

Mas, para que isso seja possível, é necessário mapear cada etapa do processo de transporte, obtendo informações que irão apontar os pontos fortes e fracos do negócio para poder ajustá-los.

Nas operações de vendas, essa otimização do frete está totalmente ligada a satisfação do cliente, já que é através dela que os princípios básicos de tempo, preço acordado e qualidade serão atendidos.

Além disso, os itens comprados irão ser entregues respeitando as demandas das áreas de operação e/ou produção da empresa. 

 

5 motivos para sua empresa contar com a otimização do frete

 

Tenha um controle maior sobre a operação

Por meio de softwares do tipo TMS (Transportation Management System) é possível realizar o acompanhamento de todos os aspectos da gestão de um frete eficiente. 

Algumas das funcionalidades desses softwares são:

  • gerenciamento das transportadoras;
  • cálculo do custo de frete;
  • acompanhamento da situação do pedido;
  • consulta de documentos de transporte;
  • monitoramento da qualidade do serviço.

 

Utilizar esse sistema irá oferecer maior controle aos gestores, disponibilizando uma análise de desempenho, identificação de o que está funcionando e o que precisa melhorar.

Com esses dados em mãos, é possível que esse gestor tenha um maior senso crítico e tome decisões mais assertivas.

 

Reduza a ocorrência de erros

Esse tipo de software também diminui a necessidade de tarefas manuais, sendo assim a taxa de ocorrência de erros também tende a diminuir.

Acontece que, por mais atentos que possam ser, algumas tarefas são muito sensíveis a erros. Automatizando essas tarefas é possível reduzir os prejuízos com retrabalhos, além de aumentar a produtividade e resultados.

 

Ganhe mais confiabilidade

Softwares especializados em otimização do frete permitem que as informações referentes a esse assunto fiquem concentradas em um só lugar.

Isso quer dizer que, sempre que for necessário consultar alguma informação ou gerar relatórios, o mais indicado é recorrer ao sistema.

Dessa maneira, você consegue evitar problemas como:

  • informações sem padronização;
  • lentidão para encontrar dados, como os que estão em arquivos e documentos;
  • extravio de informações.

 

Isto gera uma maior tranquilidade no gestor por saber que todos os dados importantes estão concentrados em um local confiável e acessível.

 

Reduza os custos

O sistema TMS contribui, então, para que você encontre soluções que otimizam os processos, além de reduzir a ocorrência de falhas, aumentar a produtividade e ajudar na tomada de decisão.

Todas essas características ajudam na redução de custo, o que permite que você direcione melhor os investimentos da sua empresa.

Ou seja, a otimização do frete traz benefícios para a área de logística da empresa, trazendo mais qualidade e ajudando a destacar a sua empresa no mercado. 

 

Informar status do pedido pelo whatsapp

Outro ponto interessante na otimização do frete é permitir a notificação automática do andamento dos pedidos aos clientes. Esse contato pode ser feito pelo whatsapp ou e-mail, e costuma ser feito da seguinte forma:

  • Pagamento confirmado: Mensagem enviada quando o pagamento do pedido está confirmado;
  • Pedido em separação: Mensagem enviada quando o pedido está com status de separação;
  • Pedido cancelado: Mensagem enviada quando o pedido for cancelado.
  • Pedido retirado: Mensagem enviada quando pedido foi retirado pelo cliente;
  • Pedido em entrega: Mensagem enviada quando o status do o pedido está em entrega;
  • Pedido entregue: Mensagem enviada quando o status do pedido mudar para entregue.

 

Além de manter os seus clientes cientes do processo, reduz os custos de manter uma central de atendimento, não deixando de ser eficaz.

 

Conte com o auxílio da tecnologia para otimização do frete

Como vimos, investir em tecnologia é uma estratégia essencial para a otimização do frete, ampliando o nível de precisão dos dados e organização da empresa. 

Essa tecnologia também será responsável pelo acompanhamento em tempo real do que está sendo realizado, propondo soluções rápidas e economizando tempo, dinheiro e evitando retrabalho.

As soluções da NEAR LOCATION são muito eficientes para a otimização do frete e gerenciamento de frotas, atuando em todo esse departamento.

 

Nós da NEAR LOCATION possuímos parceiros em todo o Brasil, promovendo as melhores ferramentas para gerenciamento de frota, geolocalização indoor, otimização do frete e diversas outras soluções do mercado.

Fale com nosso time de especialistas e tire todas as suas dúvidas sobre nossos serviços.

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