Skip to main content

Realizar a otimização de rotas em áreas urbanas é essencial para uma gestão de frotas eficiente, especialmente se falamos em last mile. No entanto, sua execução é tão desafiadora quanto importante. Isso porque, não apenas o trânsito urbano é muito complexo, mas também os clientes estão cada vez mais exigentes em relação à agilidade ao cumprimento de prazos nas entregas.

Assim, “rat runs”, ou atalhos que passam por ruas residenciais, tornam-se cada vez mais atraentes e utilizados por motoristas – especialmente frotas de veículos de entrega. Isso acontece especialmente durante períodos de tráfego intenso para evitar congestionamentos.

No entanto, esses atalhos não são isentos de controvérsias devido aos medos em torno do aumento de ruído, poluição e incidentes de trânsito em áreas residenciais. Além disso, especialistas em logística comentam que as empresas de também devem considerar os custos adicionais de usar essas rotas, que podem se acumular a longo prazo.

Para saber como a tecnologia de localização ajuda a solucionar os desafios do complexo sistema de tráfego urbano e a evitar os “rat runs”, continue lendo.

Prós e contras do uso de atalhos na otimização de rotas em áreas urbanas

Com o crescimento de pedidos de delivery e de e-commerce, especialmente após a pandemia, houve também um aumento do volume de veículos circulando nas ruas. Com isso, o tráfego urbano se tornou não apenas mais denso, mas também mais lento. Isso vai na contramão das expectativas dos consumidores: com a promessa de entregas cada vez mais velozes, driblar as imprevisibilidades do trânsito se torna mandatório.

Prós

O uso desses “rat runs”, em uma primeira análise, pode parecer uma boa solução para fugir de congestionamentos e incidentes. Segundo o consultor de logística Omar Kazzaz, fundador e CEO do Kazzaz Advisory Group, ao usar atalhos “Você vai reduzir o tempo no congestionamento […], e isso é atraente para as empresas de logística porque, no fim das contas, elas querem entregar mercadorias aos clientes o mais rápido possível, para que possam ter clientes mais felizes e fazer mais entregas. Também há um aumento na moral do motorista – porque quando ele se desloca mais rápido usando rotas menos congestionadas, pode entregar mais cargas e ganhar mais dinheiro como resultado”. Por fim, Kazzaz citou que as empresas de entrega vão “desperdiçar menos combustível” ao usar atalhos como outra medida de corte de custos.

No entanto, em uma análise mais profunda, o uso indiscriminado desses atalhos pode trazer mais prejuízos que benefícios.

Contras

Ao calcular e otimizar suas rotas em áreas urbanas, as empresas de logística devem pensar no quadro geral. O primeiro elemento que o gestor de frotas deve considerar ao calcular rotas em áreas urbanas é que algumas vias não foram pensadas para ter um alto volume de veículos circulando por ela. Esse aumento do tráfego em determinadas vias pode causar danos na infraestrutura da cidade, que impactam diretamente a saúde de veículo, como buracos e desníveis.

Além disso, muitas áreas adotam medidas de moderação de trânsito que visam diminuir a velocidade percorrida nas ruas, bem como dificultam a circulação de determinados veículos com base em sua estrutura. Alguns exemplos são: o uso de lombadas e quebra-molas, aumento da largura das calçadas e até mesmo o posicionamento de vasos e bolsões nas vias. Ou seja, temos um paradoxo: tomamos atalhos para nos tornarmos mais velozes, mas precisamos desacelerar nessas vias.

Desta forma, quando os veículos percorrem essas rotas, há mais desgaste de pneus e potenciais danos aos veículos a longo prazo. Por isso, é bom sempre se questionar:  se é preciso substituir um veículo mais cedo, usar atalhos é a medida mais eficiente de cortar custos?

Mas não é apenas a saúde do veículo que pode sair prejudicada. Neste sentido, Kazzaz aconselha as empresas a pensarem na saúde a longo prazo de seus motoristas. “Onde você tem mais desgaste em um veículo, você também vai induzir mais desgaste físico no motorista. Quando ele passa mais tempo e frustração na estrada, você pode acabar perdendo-o como funcionário. E a rotatividade de funcionários é mais cara para a empresa.”

Como a tecnologia pode ajudar a otimizar rotas em áreas urbanas e evitar atalhos improdutivos?

Há algumas formas pelas quais a tecnologia de localização pode ajudar na otimização de rotas em áreas urbanas. Ao permitir a análise de tráfego em tempo real, por exemplo, a tecnologia de localização ajuda a identificar congestionamentos e redirecionar veículos para rotas mais eficientes, economizando tempo e combustível. Leia abaixo outras formas pelas quais a tecnologia de localização pode auxiliar na otimização de rotas de áreas urbanas:

  1. Planejamento de rotas

Com os algoritmos avançados da tecnologia de localização, os gestores de frota podem calcular as rotas mais eficientes considerando externos e internos, como histórico de tráfego e tipo de veículo.

  1. Previsão de tráfego

Através de análises de dados históricos e padrões de tráfego, a tecnologia pode prever congestionamentos futuros e sugerir rotas alternativas antes que os engarrafamentos se formem

  1. Geocodificação e validação de endereços

Sistemas de geocodificação melhoram a precisão dos endereços e ajudam a evitar erros de navegação, garantindo que os veículos cheguem ao destino correto da forma mais eficiente possível

  1. Alertas em tempo real

Veículos equipados com tecnologia de navegação podem receber atualizações de rota em tempo real e ajustar automaticamente seus trajetos para evitar áreas congestionadas

  1. Coordenação de diversos veículos

Ferramentas de otimização de frotas podem coordenar vários veículos, garantindo que as entregas sejam distribuídas de maneira eficiente e que os veículos não façam rotas redundantes

  1. Evitar bairros de baixo tráfego

A tecnologia pode ajudar na implementação de políticas de “modal filtering”, redirecionando o tráfego de passagem para rotas principais e deixando ruas residenciais mais seguras para pedestres e ciclistas

  1. Detalhamento de mapas

Com mapas atualizados com detalhes específicos para veículos comerciais, como restrições de altura de pontes, zonas de baixa emissão e restrições de peso, ajudam os motoristas a evitar rotas inadequadas.

Leia também: Como a IA no last mile pode proporcionar ETAs mais precisos e melhorar a experiência do cliente

Otimize suas rotas com insights em tempo real

A HERE oferece um pacote completo para operadores de frotas de médio porte e parceiros de tecnologia de logística melhorarem os tempos de entrega e reduzir custos. Outro benefício oferecido é a oportunidade de aproveitar a inteligência artificial desenvolvida pela HERE. Dentre os componentes e recursos chave do pacote HERE Fleet Optimization estão:

HERE Tour Planning

A API utiliza o melhor conteúdo de mapas da categoria e cenários de roteamento complexos que consideram o tráfego em tempo real e histórico. Além disso, fornece restrições de veículos e estradas para garantir implantações otimizadas de frotas comerciais multiveiculares. Desta forma, suporta gestores de frotas com a remoção do replanejamento manual de rotas, melhorando significativamente a eficiência operacional e os custos.

HERE Routing

Cria soluções de navegação otimizadas, seguras e precisas personalizadas para perfis de roteamento de caminhões, veículos comerciais leves e duas rodas.

HERE Geocoding and Search

Esta API valida e melhora a precisão dos endereços e otimiza o planejamento de rotas através de coordenadas geográficas precisas. Assim, garante que os movimentos da frota sejam baseados nos dados mais precisos e atuais disponíveis.

HERE Map Rendering

Fornece dados de mapa atualizados e detalhados, em formatos raster e vetorial, com atributos ricos usados especificamente por veículos comerciais. Isso inclui restrições de estrada, alturas de pontes, topologia e topografia de estradas. Desta forma, a API fornece aos motoristas a visualização e as dicas necessárias para uma navegação de veículos comerciais confiável e excelência operacional globalmente.

Para fazer a otimização de rotas em áreas urbanas com eficiência real e evitar danos de longo prazo, conte com a Near Location. Somos o distribuidor oficial da HERE Technologies no Brasil e contamos com especialistas que podem ajudar a sua empresa a extrair o máximo da melhor plataforma de tecnologia de localização do mundo! Clique aqui e fale conosco!

Fechar

Suporte

LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram