Skip to main content

À medida que a navegação se torna digital, os mapas dinâmicos estão substituindo os tradicionais, estáticos. Mas como isso mudou a produção de mapas?

Imagine que você está navegando por uma trilha de caminhada ou explorando os marcos de uma cidade usando um mapa em papel para se orientar. Neste caso, você estaria usando um mapa estático. Ou seja: mapas estáticos são aqueles que vêm no formato de imagens impressas ou digitais, como JPEG ou PNG. Além disso, exibem uma área fixa ou informações que não podem ser alteradas pelo usuário.

O que são mapas dinâmicos?

Os mapas estáticos funcionam como referências confiáveis que funcionam tanto online quanto offline e oferecem uma visão clara da área para ajudar os usuários a se localizarem. E embora eles não tenham atualizações em tempo real, funcionalidade de zoom e recursos de personalização, os mapas estáticos se destacam por fornecer uma ferramenta simples e amigável para entender a geografia de uma área específica.

Mas no mundo digital, os mapas estáticos não são suficientes e é aqui que os mapas dinâmicos entram em cena. Ao contrário de sua versão estática, os mapas dinâmicos são altamente flexíveis e responsivos, adaptando sua exibição com feedback de dados em tempo real e entradas que recebem dos usuários.

Esses são os mapas que você encontrará nos aplicativos de navegação do seu telefone, como o HERE WeGo, por exemplo. Esses mapas são dinâmicos, pois fornecem direções precisas, sugerem rotas alternativas e oferecem atualizações de tráfego e informações em tempo real.

Imagine dirigir pelo centro de São Paulo e receber alertas imediatos sobre acidentes ou fechamentos de vias. Isso é possível com os mapas dinâmicos, já que são projetados para oferecer uma experiência interativa e personalizada, tornando as viagens mais eficientes e agradáveis.

Leia também: Como a Tecnologia de Localização pode elevar o nível da sua Torre de Controle Logístico?

Mapeamento dinâmico

Mas ao compará-los, o que os diferencia e qual é o melhor?

A principal diferença entre mapas estáticos e dinâmicos está em sua flexibilidade e responsividade aos inputs em tempo real. Enquanto os mapas estáticos servem ao propósito básico de fornecer informações de localização, os mapas dinâmicos interativos proporcionam ao usuário uma experiência mais interativa, permitindo personalização, recursos de zoom in ou out e atualizações em tempo real.

Os mapas estáticos são uma ótima opção para situações que exigem uma imagem fixa ou material impresso. Já os mapas dinâmicos são melhores para navegação moderna e serviços baseados em localização, em que dados em tempo real e interação do usuário são necessários.

À medida que a tecnologia continua a avançar, é provável que os mapas dinâmicos se tornem mais prevalentes e essenciais em nossa navegação e serviços baseados em localização do dia a dia. Mas os mapas estáticos permanecerão um ponto de referência confiável e útil, fornecendo uma visão clara de uma área. No final, a escolha entre mapas estáticos e dinâmicos depende das necessidades do usuário e do contexto em que estão sendo usados.

Conte com os mapas dinâmicos da HERE Technologies!

Impulsione a sua solução com o HERE Dynamic Map. Com ele, é possível obter dados relevantes e em tempo real sobre as vias. Através de um conjunto de APIs RESTful, o HERE Dynamic Map ajuda a calcular rotas mais precisas, fornecer ETAs mais assertivos e orientar condutores para que cheguem com segurança e eficiência ao seu destino. Para saber mais sobre o HERE Dynamic Maps, conte com os especialistas da Near Location, o distribuidor oficial da Plataforma HERE no Brasil.

Fechar

Suporte

LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram