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O last mile, ou última milha, é uma das partes mais importantes da cadeia logística, porque impacta diretamente na percepção e experiencia que seu cliente tem da sua operação. Ou seja, não importa a quão perfeita tenha sido a jornada de um pacote se o last mile não for perfeita.

Saiba mais sobre o last mile a seguir.

O que é last mile?

Last mile é um termo cunhado pela primeira vez no setor de telecomunicações na década de 1980 e corresponde à distância final que um produto percorre para chegar ao consumidor. Isso o torna a mais importante e a chave para o relacionamento e satisfação do cliente. Um last mile bem-sucedido pode superar as expectativas; mas, se mal executado, pode custar caro para a companhia.

Os desafios do last mile na operação logística

O last mile pode representar até 41% dos custos logísticos de uma empresa, apesar de representar apenas 10-15% da distância total percorrida.

Em uma cidade como São Paulo, por exemplo, fazer um last mile eficiente se torna um desafio. A extensão da cidade, o volume de tráfego nas principais vias, o sistema de rodízio de veículos: tudo isso impacta na qualidade desta última milha.

Isso porque qualquer interrupção no last mile, seja devido a velocidades de entrega lentas, mau tempo ou congestionamento, pode prejudicar gravemente toda a cadeia de suprimentos, especialmente se o produto for perecível, como concreto ou alimentos, por exemplo.

Como a tecnologia de localização pode ajudar a conquistar um last mile mais eficiente?

A complexidade e natureza voltada para o cliente tornam o last mile da cadeia de suprimentos particularmente desafiador. Novas tecnologias e métodos de transporte, como entregas por bicicletas e drones ajudam a reduzir o tempo total de trânsito, otimizando a eficiência e a confiabilidade e melhorando a satisfação do cliente.

Por exigir um nível avançado de tecnologia de localização para executá-la com sucesso, a tecnologia de localização se torna a melhor ferramenta para otimizar e tornar o last mile mais eficiente

Utilizando dados de localização para fornecer visibilidade total, as empresas podem rastrear com precisão o progresso de cada entrega em tempo real, simplificando as operações de entrega e resultando em economias de custo significativas e maior satisfação do cliente.

Além disso, as empresas podem ter visibilidade de onde suas mercadorias estão em trânsito e reduzir possíveis atrasos ou problemas com a entrega. Isso permite que elas otimizem o last mile e reduzam os custos, garantindo que seus clientes recebam suas mercadorias no prazo. Desta forma, podem garantir que o last mile seja o mais eficiente e econômico possível.

A HERE Technologies desenvolve soluções em tecnologia de localização que ajudam a trazer mais eficácia para a sua operação logística. Isso inclui APIs como a Routing API e Tour Planning API, que permitem uma otimização de alto nível e roteirização precisa  respectivamente. Para mais informações e para saber como tornar seu last mile mais eficiente, fale conosco!

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