Skip to main content

O uso de IA no last mile pode trazer mais eficácia para as entregas ao ajudar na otimização de rotas e ao gerar ETAs confiáveis e precisos para os clientes. Isso porque a IA utiliza algoritmos para calcular qual a melhor rota entre um ponto A e outro B.

Um bom exemplo da utilização da IA no last mile é da empresa britânica de tecnologia de IA Satalia. A empresa, criada por acadêmicos da University College London (UCL), no Reino Unido, utiliza a IA na solução de problemas complexos há 12 anos. Para isso, utiliza mapas e dados da HERE para seus cálculos e conta com grandes clientes, como a rede de supermercados Tesco.

IA no last mile: Refinamento de rotas em segundos

Segundo o diretor de logística da empresa, Paul Hart, há 620.448.401.733.239.000.000.000 de rotas possíveis entre 24 locais. Por isso, ao pesquisar todas essas possibilidades, levaríamos um tempo imensurável para encontrar a rota ideal. E isso sem levar em conta a complexidade dos padrões de turnos, as capacidades dos veículos ou quaisquer outras restrições do mundo real.

Isso reflete na evolução do processo de last mile, já que as entregas estão cada vez mais eficientes. Se há alguns anos você encomendasse algo de um catálogo, levaria um mês para ser entregue. Hoje é possível receber encomendas no mesmo dia. Isso, inclusive, é um grande diferencial de gigantes como a Amazon ou o Mercado Livre. Isso porque a demanda do cliente é o impulso para esses sistemas.

Atualmente, os algoritmos podem detectar a melhor rota disponível em segundos, à medida que os clientes escolhem seu horário de entrega em um site. Para isso, é preciso confiar em sistemas mais avançados, usando tecnologia em nuvem e algoritmos de otimização mais avançados.

 

Leia também: Conheça o HERE Advanced Patterns e saiba como tornar seus ETAs ainda mais precisos

Como a IA atua no last mile?

Para que a IA seja bem sucedida no cálculo do last mile, é preciso de um conjunto detalhado de informações para que o algoritmo aja com precisão. Desta forma, ele deve ter informações como:

  • Endereços de todas as pessoas para as quais um caminhão individual fará entregas durante o período
  • Distância entre cada uma
  • Tempo de percurso entre cada trecho
  • Tipo de veículo usado.

Assim, o tempo médio de viagem é usado para calcular a rota, uma vez que ela será decidida antes do dia e do horário da entrega.

IA no last mile e a melhoria no relacionamento com o cliente

A HERE possui ferramentas e soluções definitivas para impulsionar a IA no last mile, pois fornece os dados de mapas nos quais o mecanismo de roteamento é executado para criar a matriz.

Com APIs como HERE Real-Time Traffic e HERE Road Alerts, você pode calcular rotas levando em conta condições atualizadas de trânsito e, assim, evitar trechos com tráfego intenso ou bloqueios.

Além disso, a HERE disponibiliza ferramentas como Roteamento de Isolinha, que permite refinar a pesquisa de rotas através de parâmetros como tempo de viagem, distância máxima, nível de combustível e carga disponível.

Desta forma, usando a IA no cálculo do last mile, é possível trazer mais eficiência para suas entregas, calculando rotas mais eficientes e mais precisas. E obter sucesso em diferentes frentes, como o relacionamento com o cliente, passando pela otimização de rotas e economia de combustível e chegando ao pilar da sustentabilidade, com a redução de emissões de CO².

Para entender como a tecnologia da HERE pode impulsionar a sua solução, entre em contato conosco.

Fechar

Suporte

LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram