O GPS e a geolocalização via satélite revolucionaram a forma como navegamos e transitamos em uma cidade. Já a geolocalização indoor, é focada em locais fechados, como empresas, aeroportos e sede de indústrias.
A geolocalização indoor ajuda em locais fechados que são grandes o suficiente para precisarem de um equipamento de localização para pessoas e equipamentos.
O que é o sistema de geolocalização indoor?
A forma de funcionamento da geolocalização indoor é bem similar a um GPS. O sistema de geolocalização indoor tem um alcance em espaços cobertos e restritos, oferecendo um rastreamento preciso e em tempo real.
Ele passou a ser muito usado, pois em espaços com muitas construções (paredes, teto), o sinal do GPS é enfraquecido. O que não ocorre quando falamos da geolocalização.
A geolocalização indoor, portanto, é um sistema de navegação que pode ser desenvolvido por meio de diferentes tecnologias sem fio de forma a ter boa mobilidade, alcance e segurança.
Algumas das tecnologias mais comuns a geolocalização indoor são:
1. Wi-Fi
O sistema de geolocalização baseado em Wi-Fi usa pontos de acesso sem fio para medir a intensidade do sinal. Assim, é possível calcular a distância entre os hotspots e localizar o indivíduo ou material.
Essa é uma das formas mais eficazes de geolocalização indoor, mas é uma tecnologia que consome muita energia.
2. ZigBee
A tecnologia ZigBee possui, além de um grande alcance (de até 300m), um baixo consumo energético.
Ela funciona por meio de diversos protocolos de comunicação que fazem a conexão sem fio de curto alcance, possuindo uma taxa de dados reduzida. A ZigBee conta com um dispositivo portátil que permite monitorar sinais corporais do usuário, como a pressão arterial, frequência cardíaca e outros.
Esta tecnologia atua muito bem em gerenciamentos de energia e controle de iluminação, estando presente em diversas áreas do agronegócio, por exemplo.
3. RFID
O RFID possui uma tecnologia muito usada no rastreamento de produtos, identificação de itens em inventário, bibliotecas e outros. Ele é capaz de armazenar e recuperar dados por meio de uma transmissão eletromagnética.
Para usar essa tecnologia na geolocalização indoor, é necessário que o prédio seja dividido em zonas, com antenas.
4. Bluetooth
O Bluetooth é uma das tecnologias mais populares de conectar equipamentos sem fio a curta distância e está presente em diversos aparelhos de rastreamento, como tags de localização de objetos, rastreadores de animais e muitos outros. Inclusive, sua versão 5.1 já permite um serviços de localização mais eficiente, com precisão de centímetros.
As tags que suportam esta tecnologia são chamadas no mercado de beacons. As beacons possuem grande versatilidade, possuindo diferentes formatos, podendo ser incluídas em crachás e pins.
O Bluetooth é uma das tecnologias mais utilizadas, podendo atuar com grande eficiência seja na indústria, varejo ou área hospitalar.
Saiba mais sobre gerenciamento de frota e o uso da geolocalização.
Quais os principais benefícios da Geolocalização Indoor?
Como falamos anteriormente, os sistemas de geolocalização indoor são muito usados em negócios que precisam localizar e rastrear produtos, pessoas, máquinas e ativos de forma geral.
Porém, mais do que isso, os rastreadores contam com a tecnologia IoT, que é capaz de captar dados e cruzá-los para apoiar decisões estratégicas do seu negócio.
A tecnologia IoT é conhecida como Internet das Coisas. Seu conceito é conectar qualquer dispositivo à internet , e/ou entre si.
E por dispositivos, estamos falando não só de telefones, máquinas de lavar e cafeteiras, como também de motores de carros e aviões.
A tecnologia IoT é uma rede gigante de “coisas” conectadas (que também inclui pessoas), formando um relacionamento entre pessoas-pessoas, pessoas-coisas e coisas-coisas.
Acessando os dados em tempo real, o gestor é capaz de analisar possíveis falhas e atrasos em sua operação e, assim, trabalhar pela otimização dos processos e recursos, tendo uma melhoria contínua
Com a geolocalização indoor, é possível:
- Reduzir custos operacionais;
- Aprimorar os serviços, logística e entrega, o que proporciona uma melhor experiência aos clientes;
- Aumenta a produtividade e a velocidade nas entregas;
- Ampliar a segurança dos colaboradores, sobretudo aqueles que trabalham de forma solitária.
6 Aplicações da geolocalização indoor em negócios
1- Varejo
Uma das grandes dores dos varejistas é encontrar um meio de aumentar as vendas presenciais. Com a geolocalização indoor, o comerciante poderá acompanhar como cada cliente se comporta em seu estabelecimento.
Com esses dados em mãos, fica muito mais simples montar uma estratégia a fim de facilitar a decisão de comprar.
No varejo, a ferramenta Wayfinding também já é muito explorada por algumas empresas.
Com essa solução, é possível traçar caminhos a fim de auxiliar os clientes a encontrarem os produtos e serviços de seu interesse por meio de mapas indoor.
2- Escritório Inteligente
O escritório inteligente, também conhecido como Smart Office, é um termo que está diretamente ligado à estratégia de gestão do espaço.
Ele opera junto ao sistema de posicionamento interno, com o objetivo de garantir que todas as acomodações estejam sendo bem utilizadas.
O monitoramento de ocupação é uma ótima alternativa para as empresas que estão voltando ao presencial após a quarentena do Covid-19.
Com o escritório inteligente, é possível que, por meio de um aplicativo, sejam feitas reservas de salas de reunião, por exemplo.
Contribuindo para que os recursos da empresa sejam usados em prol de seu crescimento com bastante segurança.
3- Hubs de Transporte
A geolocalização indoor permite em ambientes que são muito movimentados e amplos, como aeroportos e rodoviárias, que o passageiro pesquise as instalações e serviços que deseja por meio de mapas interativos.
Esses mapas, por sua vez, irão traçar rotas até o destino desejado de forma rápida e intuitiva.
4- Hospitais
Hospitais costumam ter uma grande circulação e lotação, tanto de pacientes quanto de profissionais. Isso pode prejudicar o andamento dos procedimentos e a comunicação interna dos funcionários.
Com o objetivo de melhorar o dia a dia das práticas hospitalares, o rastreamento fornece soluções para que processos burocráticos se tornem mais simples e otimizados, tais como:
- Dar aos pacientes e visitantes a oportunidade de chegar ao destino desejado sem que haja o obstáculo de um balcão de informações.
- Localizar equipes e equipamentos de alto custo
- Monitorar pacientes em estado crítico para que recebam cuidados com rapidez e eficiência, fazendo com que o fluxo de trabalho seja otimizado, o que pode reduzir o tempo de permanência do paciente em um ambiente hospitalar.
Esse tipo de benefício não só eleva a qualidade do serviço prestado, como evita processos jurídicos e financeiros.
Quando falamos de hospitais, a geolocalização indoor possui diversas aplicações e causa grandes impactos no funcionamento e dinâmica do local.
5- Indústrias
A transformação digital fez com que as empresas começassem a procurar formas de otimizar suas produções para que se mantivessem competitivas dentro do mercado.
A geolocalização indoor é uma ferramenta imprescindível quando falamos em implementar ações para melhoria de produtividade.
Quando usada dentro de indústrias, a técnica de monitoramento em tempo real serve para localizar ativos como equipamentos, produtos, máquinas e até funcionários.
Com essas informações, é possível medir o tempo e alguns movimentos gastos em cada fase da produção de um produto, por exemplo, podendo otimizar processos e, assim, os aprimorar.
6- Logística
Na logística, a geolocalização pode facilitar muito, além de permitir que diversas oportunidades sejam identificadas.
Como, por exemplo, realizar o rastreamento de um caminhão e saber quando o mesmo chega ou quando sai do centro de distribuição. A tecnologia também possibilita uma maior qualidade e eficiência das operações.
Como podemos ajudar a sua empresa?
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