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O GPS  e  a  geolocalização via satélite revolucionaram a forma  como navegamos e transitamos  em uma cidade. Já a geolocalização indoor, é  focada em  locais fechados,  como empresas, aeroportos e sede de indústrias. 

A geolocalização indoor ajuda  em  locais fechados que são grandes o suficiente para precisarem de um equipamento de localização para  pessoas  e equipamentos.

 

O que é o sistema de geolocalização indoor?

A  forma  de funcionamento da  geolocalização  indoor é bem  similar a um  GPS.  O sistema de geolocalização  indoor tem um alcance em espaços cobertos  e  restritos, oferecendo  um rastreamento preciso  e em tempo real.

Ele passou a ser muito usado, pois em espaços com muitas construções (paredes, teto), o sinal do GPS  é enfraquecido. O que não ocorre quando falamos  da  geolocalização.

A geolocalização indoor, portanto, é um sistema de navegação que pode ser desenvolvido por meio de diferentes tecnologias sem fio de forma a ter boa mobilidade, alcance e segurança. 

Algumas das tecnologias  mais comuns a geolocalização indoor são:

 

1. Wi-Fi

O sistema de  geolocalização baseado  em Wi-Fi  usa pontos de  acesso  sem fio para  medir  a intensidade  do sinal. Assim, é possível calcular a distância entre os hotspots e localizar o indivíduo ou material. 

Essa  é uma das formas mais eficazes de geolocalização indoor, mas é uma  tecnologia  que consome muita energia.

 

2. ZigBee

A tecnologia ZigBee possui,  além de um grande alcance  (de até 300m), um baixo consumo energético. 

Ela funciona  por meio de diversos protocolos  de comunicação que  fazem a conexão sem fio de curto alcance, possuindo uma taxa de dados reduzida. A ZigBee conta com um dispositivo portátil que permite monitorar sinais corporais do usuário, como a pressão arterial, frequência cardíaca e outros.

Esta tecnologia  atua muito bem em gerenciamentos de energia e controle de iluminação, estando presente  em diversas  áreas do agronegócio, por exemplo. 

 

3. RFID

O RFID possui uma tecnologia  muito usada no rastreamento de produtos, identificação de itens em inventário, bibliotecas e outros. Ele  é capaz de armazenar e recuperar dados por meio de uma transmissão eletromagnética.

Para usar  essa tecnologia  na geolocalização indoor, é necessário que  o prédio  seja dividido  em zonas, com antenas.

 

4. Bluetooth

O Bluetooth é uma das tecnologias mais populares de conectar equipamentos sem fio a curta distância e está presente em diversos aparelhos de rastreamento, como tags de localização de objetos, rastreadores de animais e muitos outros. Inclusive, sua versão 5.1 já permite um serviços de localização mais eficiente, com precisão de centímetros.

As tags que suportam esta tecnologia são chamadas no mercado de beacons.  As beacons  possuem  grande versatilidade, possuindo  diferentes formatos, podendo ser incluídas em crachás e pins.

O  Bluetooth é uma das tecnologias mais utilizadas, podendo atuar com grande eficiência  seja  na indústria, varejo ou área hospitalar.

Saiba mais sobre  gerenciamento de frota e o uso da geolocalização.

 

Quais os principais benefícios da Geolocalização Indoor?

Como falamos anteriormente, os sistemas de geolocalização indoor são muito usados  em negócios  que precisam localizar e rastrear produtos, pessoas, máquinas e ativos de  forma geral.

Porém,  mais  do  que  isso, os  rastreadores  contam com  a  tecnologia IoT, que é capaz  de  captar  dados  e  cruzá-los  para apoiar  decisões estratégicas do  seu  negócio.

A  tecnologia  IoT é conhecida  como Internet  das Coisas. Seu conceito é conectar qualquer dispositivo  à internet , e/ou entre si.

E por dispositivos, estamos falando não só de telefones, máquinas de  lavar  e  cafeteiras, como também de motores de carros e aviões.

A tecnologia IoT é uma rede gigante de “coisas” conectadas (que também inclui pessoas), formando um relacionamento entre pessoas-pessoas, pessoas-coisas e coisas-coisas.

Acessando os dados em tempo real, o gestor  é capaz  de analisar  possíveis  falhas  e  atrasos em sua  operação  e, assim, trabalhar pela  otimização  dos  processos e recursos,  tendo uma melhoria contínua

Com a geolocalização indoor, é possível:

  • Reduzir custos operacionais;
  • Aprimorar os serviços, logística e entrega, o que proporciona uma melhor experiência aos clientes;
  • Aumenta a produtividade e a velocidade nas entregas;
  • Ampliar a segurança dos colaboradores, sobretudo aqueles que trabalham de forma solitária.

 

6 Aplicações da geolocalização indoor em negócios

 

1- Varejo

Uma das grandes dores dos varejistas é encontrar um meio de aumentar as vendas presenciais. Com a  geolocalização indoor,  o comerciante poderá acompanhar  como  cada  cliente  se comporta  em seu  estabelecimento.

Com esses dados em mãos, fica  muito  mais simples montar uma  estratégia  a  fim  de facilitar a  decisão de  comprar. 

No varejo,  a ferramenta  Wayfinding  também já  é muito explorada por algumas empresas.

Com  essa solução, é  possível  traçar caminhos  a fim de auxiliar os  clientes  a  encontrarem os produtos  e  serviços de  seu interesse por  meio de mapas indoor.

 

2- Escritório Inteligente

O escritório inteligente, também conhecido como  Smart Office, é um termo que está  diretamente ligado à estratégia  de  gestão  do espaço.

Ele  opera  junto ao sistema de  posicionamento interno, com  o objetivo de  garantir  que todas as acomodações estejam sendo bem utilizadas.

O monitoramento de ocupação é  uma ótima alternativa para  as empresas que estão  voltando ao  presencial  após a  quarentena do Covid-19.

Com o escritório  inteligente, é possível que, por meio de um aplicativo, sejam feitas  reservas de  salas de reunião,  por  exemplo.

Contribuindo para que  os recursos da empresa sejam usados em prol  de  seu crescimento com bastante  segurança.

 

3- Hubs de Transporte

A geolocalização  indoor  permite em ambientes que  são muito movimentados e  amplos, como aeroportos e rodoviárias, que o  passageiro pesquise as instalações e serviços que  deseja por  meio  de mapas  interativos.

Esses mapas,  por sua vez, irão traçar rotas até o  destino desejado de  forma rápida  e intuitiva.

 

4- Hospitais

Hospitais costumam ter  uma grande circulação e lotação,  tanto  de pacientes  quanto de  profissionais. Isso pode  prejudicar o andamento dos procedimentos e a comunicação interna dos funcionários. 

Com o objetivo de melhorar o dia  a dia das práticas hospitalares, o rastreamento fornece soluções para que processos burocráticos se tornem mais simples e otimizados, tais como:

  • Dar aos pacientes e visitantes a oportunidade de chegar ao destino desejado sem que haja o obstáculo de um balcão de informações.
  • Localizar equipes e equipamentos de alto custo
  • Monitorar pacientes em estado crítico para que recebam cuidados com rapidez e eficiência, fazendo com que o fluxo de trabalho seja otimizado, o que pode reduzir o tempo de permanência do paciente em um ambiente hospitalar.

 

Esse tipo de benefício não só eleva a  qualidade do serviço prestado,  como  evita processos  jurídicos e  financeiros.

Quando falamos de  hospitais, a geolocalização indoor  possui diversas  aplicações e causa grandes impactos no funcionamento e dinâmica do local.

 

5- Indústrias

A  transformação digital fez com que as empresas começassem a  procurar formas de otimizar suas  produções  para que se mantivessem competitivas dentro do mercado.

A geolocalização indoor é uma ferramenta  imprescindível quando falamos em implementar ações para melhoria de produtividade. 

Quando usada dentro de indústrias, a técnica de monitoramento em tempo real serve para localizar ativos como equipamentos, produtos, máquinas e até funcionários.

Com essas informações, é possível medir o tempo e alguns movimentos gastos em cada fase da produção de um produto, por exemplo, podendo otimizar processos e, assim, os aprimorar.

 

6- Logística

Na logística, a geolocalização pode facilitar muito, além de permitir que diversas oportunidades sejam identificadas.

Como, por exemplo, realizar o rastreamento de um caminhão e saber quando o mesmo chega ou quando sai do centro de distribuição. A tecnologia também possibilita uma maior qualidade e eficiência das operações.

 

Como podemos ajudar a sua empresa?

Nós da NEAR LOCATION possuímos parceiros em todo o Brasil, promovendo as melhores ferramentas para  gerenciamento de frota, geolocalização indoor e diversas outras soluções do mercado.

E, para te ajudar a entender de forma mais profunda o impacto que o sistema de geolocalização indoor pode gerar na sua empresa, fale com nosso time de especialistas e tire todas as suas dúvidas.

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