O cenário não é bonito: até 2040, a projeção é que os caminhões comerciais se tornem a maior fonte de poluição no transporte rodoviário. Isso acontece, pois, a adoção de tecnologia de emissão zero para este tipo de veículo é muito lenta em comparação aos carros. Embora o Brasil tenha testemunhado um crescimento de 840% nas vendas de ônibus e caminhões elétricos, o volume da frota elétrica ainda é muito pequeno.
Mas porque essa dificuldade em adotar caminhões elétricos? Esta transformação traz alguns desafios, como:
- Alto custo desses caminhões,
- Preocupações com autonomia (especialmente em rotas de longa distância),
- Infraestrutura de recarga subdesenvolvida
Por outro lado, especialistas e relatórios, incluindo um da Bloomberg NEF, enfatizam que o momento para migrar para o transporte de emissão zero é agora, com suporte de tecnologias avançadas e custos de bateria em queda.
A adoção de frotas elétricas no mundo
As vendas de caminhões elétricos cresceram 35% em 2023, com a China liderando o mercado. Mais de 35.000 caminhões elétricos foram vendidos no país, representando 70% das vendas globais. Além disso, mais da metade dos 750 modelos disponíveis de caminhões a bateria e a célula de combustível são exclusivos da China. Isso porque caminhões pesados elétricos são amplamente usados em tarefas de curta distância, como em portos e áreas industriais.
Já nos EUA, as vendas triplicaram em 2023, mas totalizaram apenas 1.200 unidades, representando apenas 0,1% do mercado. Neste sentido, a Europa apresentou maior progresso, também com vendas triplicadas, alcançando mais de 10.000 unidades. A Noruega se destaca, com caminhões elétricos representando 10% de todas as vendas em 2024.
Adoção em larga escala no horizonte
No segundo trimestre deste ano, veículos elétricos e a célula de combustível representaram menos de 2% das vendas globais de caminhões pesados. Isso significa que ainda há um longo caminho a percorrer, principalmente se governos e empresas desejam atingir suas metas sustentáveis.
A adoção, especialmente em países como a China, acelerou nos últimos dois anos. Por isso, espera-se que as vendas de caminhões elétricos representem 6% das vendas até o final de 2024. Porém, os obstáculos ainda são grandes: a falta de modelos disponíveis, os altos custos e a infraestrutura de recarga limitada atrasam o mercado em nível global.
Contudo, a busca pela redução das emissões de carbono pode ser uma grande aliada para a adoção de frotas elétricas. Isso porque as metas de sustentabilidade são ambiciosas. Por exemplo, a União Europeia visa uma redução de 90% nas emissões de CO2 para veículos pesados até 2040
Já nos EUA, a nova regulamentação de emissões para veículos pesados deve levar a uma participação de vendas de veículos de emissão zero de até 60% em diferentes segmentos até 2032.
Baterias mais baratas para frotas elétricas
Para que a adoção de frotas elétricas seja efetiva e ganhe escala, é preciso que esses caminhões sejam economicamente viáveis. Isso passa pelo valor das baterias elétricas – muito mais caras que uma bateria de um carro movido à combustíveis fosséis.
A boa notícia é que elas já vêm registrando uma queda no valor. Por conta da redução nos custos dos materiais e o aumento na capacidade de produção, a previsão é que até 2030, o valor médio das baterias caia em até 35%. Além disso, o declínio dos custos dos veículos pesados elétricos acelerou, o que significa que eles estarão mais baratos que os a diesel décadas antes do previsto.
Rotas preditivas para caminhões
A ansiedade em relação à autonomia ainda é um obstáculo para os proprietários de frotas. Isso porque minimizar o tempo de inatividade significa manter os caminhões na estrada por mais tempo. Neste sentido, estratégias de recarga e rotas eficientes são cruciais.
A tecnologia de roteamento preditivo pode ajudar as frotas a reduzir tempo, emissões e custos, planejando as rotas mais eficazes com base em vários fatores. Também substitui tarefas manuais demoradas, como planejamento de carga e capacidade, por algoritmos preditivos que geram ETAs em tempo real, gerenciam tempos de espera e criam aplicativos voltados para os motoristas.
A HERE Technologies fornece soluções de mapeamento e navegação que são essenciais para a implementação bem-sucedida de frotas elétricas. Sua tecnologia de roteamento preditivo permite que as empresas de transporte planejem rotas eficientes considerando diversos fatores, como condições do trânsito, topografia, e localização de pontos de recarga. Isso não só ajuda a minimizar o tempo de inatividade dos veículos, mas também reduz as emissões e os custos operacionais.
Para saber mais sobre como essas tecnologias podem beneficiar sua frota, entre em contato com a Near Location, o distribuidor exclusivo da tecnologia da HERE no Brasil. Juntos, podemos traçar o caminho para um transporte de cargas mais limpo e inovador.