Skip to main content

Calcular ETAs precisos não apenas são a chave para a eficiência da cadeia logística, como também são fortes aliados na satisfação e fidelização dos clientes. Sabendo disso, e sabendo o quanto o mundo real é imprevisível, é surpreendente o número de empresas que ainda calculam planos de viagem complexos e ETAs usando dados de baixa resolução e algoritmos ruins. Segundo pesquisa da TOTVS, as indústrias brasileiras investem pouco em tecnologia para apoiar a sua gestão logística.

A boa notícia é que os recentes avanços na tecnologia de localização oferecem aos executivos a capacidade de melhorar sua gestão logística. Isso inclui a melhoria na precisão das previsões de ETA. Neste artigo, exploraremos algumas maneiras de aumentar seus ETAs. Continue lendo!

 

Aumente a visibilidade em tempo real

Um ótimo ponto de partida é garantir que você esteja a par das mudanças na rede de transporte. Para as frotas que aderem a um cronograma lotado, até mesmo eventos menores podem tirar um plano do rumo: uma estrada fechada, por exemplo, exige um rápido recálculo de rota que seja favorável aos caminhões. Outro bom exemplo são as obras nas estradas, que causam engarrafamentos e tornam necessários desvios na rota.

Machine Learning

Para contornar esses problemas, plataformas de mapeamento digital se valem de alguns recursos como softwares automatizados e machine learning. Assim, é possível identificar milhões de alterações de mapas e eventos de rede rodoviária todos os dias, incluindo aqueles especificamente relevantes para caminhões.

Dados em Tempo-Real

Uma visão em tempo real da realidade permite que os gerentes da cadeia de suprimentos reajam rapidamente a eventos excepcionais em sua execução logística. Desta forma, conseguem manter as previsões de ETA corretas, além de avaliar continuamente se há rotas melhores disponíveis. Ao entender como os caminhões se comportam em ambientes reais, você pode treinar seus algoritmos para fazer previsões de ETA mais precisas.

 

Melhore seu algoritmo

A qualidade do seu algoritmo de roteirização de caminhões tem grande influência na precisão das suas previsões de ETA. Afinal, nem todos os algoritmos são iguais.

O HERE Routing API aproveita as ricas informações de mapas específicos para caminhões. Assim, pode calcular rotas entre dois ou mais locais, levando em consideração o tipo de caminhão, restrições de carga, penalidades de turno, tempos de pedágio e trajetos de balsa. Aqui, o machine learning também entra em ação, ajudando a estimar com maior precisão os tempos de viagem e o impacto dos incidentes de trânsito.

Recentemente, a HERE testou e refinou de seus ETAs em centenas de rotas aleatórias na América do Norte e na Europa. Também refinou a HERE Routing API, trazendo mais precisão. Os números são impressionantes: a precisão das previsões melhorou em mais de 30% e 40% para veículos de médio porte e pesados nos testes da Alemanha e da Califórnia, respectivamente.

As previsões de ETA são mais precisas quando você entende a rota completa, incluindo qualquer parte da viagem em terras privadas.

 

Precisão de ponta a ponta

Você sabe onde exatamente sua rota começará e terminará? Os ETAs devem ser calculados conhecendo-se a origem e o destino reais. Se uma viagem começa no meio de uma floresta e termina em uma fábrica, você deseja que o ETA represente o tempo de viagem esperado real, não apenas a parte da viagem concluída em vias públicas.

Atender a essa necessidade é a principal inspiração para colocarmos nossa própria tecnologia avançada de criação de mapas nas mãos dos clientes. Usando nossas ferramentas, as empresas podem agora transformar seus próprios dados brutos em conteúdo de mapa privado. Isso, por sua vez, pode ser usado para aumentar e estender o mapa HERE e garantir que todas as viagens que cruzam terras privadas sejam navegáveis e com precisão de ETA.

Além disso, talvez você queira incluir seus conhecimentos e percepções locais em seu mapa particular. Para isso, você pode adicionar pontos de coleta e entrega recorrentes, bem como ajustar suas preferências de rota para atender às suas necessidades. Por exemplo, um líder em comércio eletrônico cria sua própria camada de roteamento privado no mapa para garantir que seus caminhões só trafeguem por determinadas estradas dentro e fora de seus centros de logística. Os mapas privados são uma ferramenta para criar vantagem competitiva e acreditamos que são centrais para uma empresa inteligente.

 

A classificação de POIs permite que a HERE compreenda o histórico de paradas dos caminhões e, por sua vez, obtenha padrões para prever melhor os ETAs.

 

Crie modelos de rolagem

Os próprios dados e a lógica comercial de uma empresa são úteis para melhorar a precisão da previsão de ETA de outra forma. As informações de telemetria, por exemplo, podem ser combinadas com o conteúdo do mapa para permitir que os gerentes de logística entendam melhor o comportamento de suas frotas. Isso pode envolver a identificação dos tipos de paradas que os caminhões fazem e a estimativa de quanto tempo essas paradas podem levar.

A HERE usa cercas geográficas para conectar caminhões a milhões de lugares, como postos de abastecimento e áreas de descanso. Ao analisar a atividade de duração da parada, é possível derivar padrões de comportamento para diferentes tipos de caminhões e usar esses padrões para ajudar na previsão de ETA.

Considerar perfis ETA específicos da frota

Por fim, um dos benefícios de ter um modelo de machine learning que aproveita os ciclos de feedback contínuos e aprende com seus dados de GPS é que você pode começar a desenvolver previsões de ETA mais personalizados.

Atualmente, a HERE está desenvolvendo um recurso experimental que permite a geração de perfis de ETA com base no contexto geográfico e de direção. Isso é especialmente útil, pois um ônibus que circula em uma cidade como Florianópolis terá um comportamento diferente de uma van que trafega na cidade de São Paulo.

O aprimoramento da precisão da previsão de ETA começa com o acesso a uma representação precisa e em tempo real da realidade – o melhor mapa digital. Depois disso, tudo se resume à inteligência de localização privada que você pode construir de forma flexível com a plataforma HERE. Isso vai desde estender o mapa e aumentá-lo com insights de suas próprias frotas até adaptar a lógica de negócios que determina como seus veículos devem navegar pelo mundo.

Para contar com ETAs mais precisos e maior eficiência logística, conte com a Near Location. Nós somos os distribuidores exclusivos da HERE Technologies no Brasil e podemos ajudar a sua empresa a ir cada vez mais longe! Fale conosco!

Fechar

Suporte

LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram