A cadeia de suprimentos no Brasil enfrenta desafios complexos devido à vasta geografia, infraestrutura rodoviária precária e imprevisibilidade climática. Empresas de logística precisam lidar com atrasos, rotas ineficientes e falta de visibilidade em tempo real, dificultando a entrega de mercadorias dentro dos prazos e o controle de custos. Esse cenário se torna ainda mais desafiador considerando que apenas 13% das empresas no Brasil extraem total valor da digitalização de sua cadeia de suprimentos.
A tecnologia de localização é uma grande aliada na superação de diversos desafios da cadeia de suprimentos. Isso porque ela permite identificar as melhores rotas entre um ponto e outro, ter maior visibilidade dos processos da cadeia de suprimentos, obter previsões mais precisas de entregas, entre outras ações preditivas.
Confira abaixo 4 desafios da cadeia de suprimentos e as soluções oferecidas pela tecnologia de localização.
4 desafios da cadeia de suprimentos e como resolvê-los com tecnologia de localização
Infraestrutura deficiente
Cerca de 65% do transporte de mercadorias no Brasil é realizado pelo modal rodoviário. No entanto, muitas das estradas do Brasil estão precarizadas – quase 70% das vias brasileiras apresentam algum tipo de problema. Isso aumenta os custos de transporte, afeta a manutenção dos caminhões e o tempo de transporte, além de causar danos a produtos.
O que a tecnologia de localização faz para solucionar esse problema?
A tecnologia de localização oferece ferramentas de roteamento avançado, como o HERE Tour Planning. Desta forma, as empresas podem identificar rotas alternativas mais eficientes, evitando áreas com infraestrutura ruim e planejando o transporte de forma mais estratégica. Também é possível calcular o trajeto ideal para o tipo de modal utilizado. Isso reduz o tempo de viagem e o desgaste dos veículos.
Falta de visibilidade e rastreamento em tempo real
Falamos bastante aqui no blog sobre como é necessário ter visibilidade para construir uma cadeia de suprimentos resiliente e capaz de superar. No entanto, muitas empresas não possuem sistemas integrados para acompanhar o status das mercadorias em tempo real, o que compromete a eficiência e a capacidade de resposta. Além disso, sem visibilidade, o gestor de suprimentos fica à mercê de imprevistos e de rupturas e não consegue adotar uma abordagem proativa a problemas, apenas reativa. E nisso, perde-se dinheiro.
O que a tecnologia de localização faz para solucionar esse problema?
Soluções de tecnologia de localização oferecem tanto uma visão holística, quanto granular da cadeia de suprimentos. Neste sentido, permitem o rastreamento contínuo das frotas e cargas e o monitoramento em tempo real do status dos produtos e do trajeto dos veículos. Um bom exemplo é a API HERE Tracking, que ajuda a fornecer essa visibilidade, melhorando a gestão e a previsão de entregas. Desta forma, a cadeia de suprimentos se torna mais robusta, com uma estrutura mais interconectada, ágil e informada.
Insegurança nas rotas
Segundo levantamento da Overhaul, em 2023 foram registradas mais de 17 mil ocorrências de roubos de cargas no Brasil. Assim, o roubo de cargas em algumas regiões representa uma grande preocupação, aumentando a necessidade de investimentos em segurança e rastreamento.
O que a tecnologia de localização faz para solucionar esse problema?
A tecnologia de localização pode monitorar rotas em áreas de alto risco e, se necessário, redirecionar os veículos para evitar regiões perigosas. Um bom exemplo é a solução GPS Rotas Seguras, desenvolvida pela Genesis. A empresa, em parceria com a tecnologia de localização da HERE, desenvolveu um GPS focado calcular rotas seguras para caminhões. Através de dados de localização, a ferramenta calcula rotas que evitam área de risco e com histórico de roubos de carga.
Diversidade geográfica e climática
O Brasil, em suas dimensões continentais, possui quase 2 milhões de quilômetros de estradas. Além disso, o clima pode variar muito entre as regiões, o que afeta o desempenho e a durabilidade dos veículos. Isso torna as operações logísticas complexas, exigindo planejamento robusto para lidar com inundações, secas e outras condições que afetam as rotas.
O que a tecnologia de localização faz para solucionar esse problema?
Através de soluções de localização como a Plataforma HERE, é possível obter previsões climáticas e recalcular rotas levando as intempéries em questão. Assim, permitem traçar rotas alternativas que evitam áreas impactadas por eventos naturais, como inundações ou secas. Desta forma, garante maior previsibilidade e segurança nas operações, minimizando os impactos do clima nas entregas.
Supere os desafios da cadeia de suprimentos com a tecnologia de localização #1 do mundo!
Para enfrentar de forma eficaz os desafios logísticos, as empresas precisam diagnosticar suas áreas de melhoria e buscar uma maior integração entre suas tecnologias. A adoção de soluções como as APIs da HERE não só melhora o gerenciamento da frota, mas também oferece insights mais profundos sobre a operação, promovendo uma gestão mais ágil e precisa.
Assim, ao investir em ferramentas de localização e análise de dados, as empresas brasileiras podem não apenas encarar os desafios logísticos de frente, mas também transformar a cadeia de suprimentos em uma vantagem competitiva, criando rotas mais inteligentes e operações mais transparentes e preditivas.
Conte com a Near Location para incorporar as APIs da HERE na sua solução! Somos o distribuidor oficial da tecnologia HERE no Brasil e contamos com uma equipe técnica qualificada, pronta para transformar a cadeia de suprimentos brasileira. Para saber mais, fale conosco!