Skip to main content

Você já parou para pensar em como o clima pode afetar a otimização de rotas no Brasil? Afinal, chuvas intensas, enchentes, deslizamentos de terra, estiagens prolongadas e ondas de calor não são mais acontecimentos raros. E sim, passaram a ser parte do cotidiano e afetam diretamente a operação de transportes em todo o país. 

Além disso, as empresas têm percebido como esses eventos climáticos afetam o planejamento e a eficiência da cadeia logística de grandes operações. Aqui na Near, com as soluções da HERE, já estamos preparados para lidar com esse desafio. 

A seguir, abordaremos os principais impactos do clima na otimização de rotas e quais ferramentas podem ajudar a enfrentar esse entrave. 

Impacto nas estradas e na segurança viária 

Condições climáticas adversas — especialmente as fortes chuvas, muito comuns em diversas regiões brasileiras — têm um efeito direto nas rodovias, causando interdições, aumento no tempo de deslocamento e riscos de acidentes. Dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT) já indicaram que a má conservação das vias, agravada por eventos climáticos, compromete a segurança e eleva os custos logísticos. 

Além disso, temperaturas extremas, tanto altas quanto baixas (em regiões sulinas e serranas), afetam o desempenho da frota. O calor excessivo aumenta o consumo de combustível e o desgaste de componentes, enquanto o frio pode impactar o funcionamento de motores e a eficiência de veículos movidos a energia elétrica. 

Monitoramento meteorológico: um aliado da logística 

A integração de dados climáticos ao planejamento de rotas é uma solução que precisa ser adotada na programação logística. Previsões meteorológicas ajudam a evitar trajetos com alto risco de alagamentos ou deslizamentos, e permitem ajustes ágeis nas operações. Em regiões mais afastadas, essa análise também pode orientar o cálculo de combustível necessário, evitando paradas não planejadas. 

Além disso, em grandes centros urbanos, o clima pode alterar significativamente o fluxo de trânsito, com alagamentos, por exemplo, que afetam vias estratégicas. Incorporar essas informações no momento do planejamento de rotas pode fazer a diferença entre uma entrega no prazo ou um prejuízo operacional. 

Segurança e desempenho em tempos de instabilidade climática 

Com o aumento da frequência e intensidade de eventos extremos no Brasil, adaptar-se ao clima deixou de ser uma vantagem competitiva para se tornar uma necessidade. Empresas que utilizam soluções de roteirização inteligente com dados meteorológicos em tempo real conseguem melhorar a segurança da frota, evitar interrupções e reduzir custos. 

Em resumo, acompanhar e antecipar as condições do clima permite traçar rotas mais seguras e eficientes, garantindo mais previsibilidade e confiabilidade as operações.  Por isso, é preciso contar com serviços de mapas e localização que contem com uma base de dados completa e constantemente atualizada. 

O papel da tecnologia da HERE 

Os mapas das bases de dados da HERE são formados por mais de 600 camadas de informações.  E um dos grandes diferenciais da empresa é a riqueza das informações logísticas que estão nessas camadas. Desde velocidade média e velocidade máxima permitida para diferentes tipos de veículo, passando por tipo de pavimentação da via, presença de aclive ou declive no caminho, entre outros. 

Além disso, as ferramentas da HERE têm algumas funcionalidades para otimização de rotas no Brasil que outros serviços de localização não oferecem e que são especialmente úteis em contextos climáticos diversos.  Dessa forma, garantindo uma maior assertividade no mapeamento da cadeia logística. 

A Near Location é a distribuidora oficial da tecnologia HERE no Brasil e estamos prontos para ajudá-lo a encontrar as melhores soluções para sua operação.  Fale conosco 

Close Menu

Suporte

LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram