O e-commerce cresceu muito com a pandemia do Covid-19. Por isso, entender os custos logísticos e a importância de um gerenciamento de frotas é muito importante para gerir o seu e-commerce da melhor forma possível.
Isso porque os custos logísticos são fatores que pesam no orçamento das empresas, que sofrem certa pressão para manter a qualidade das entregas com um valor mais em conta.
Para garantir bons resultados e eficiência dos processos, é importante estar atento aos avanços tecnológicos e às inovações que surgem todos os dias no mercado.
Mas o que é gerenciamento de frota?
O gerenciamento de frota é a utilização de métodos de análise e ferramentas, permitindo que as empresas eliminem e solucionem diversos problemas para que, assim, consigam aumentar a produtividade, eficácia, segurança e diminuir custos. É importante dizer que uma frota nem sempre significa uma grande quantidade de veículos.
Este gerenciamento de frota pode ser feito por meio de um software que irá permitir que as empresas monitorem e analisem suas frotas.
Saiba mais sobre gerenciamento de frotas aqui.
O que o gerenciamento de frota pode fazer por você
Um software de gerenciamento de frota irá, como falamos, ajudar a coletar dados de todos os veículos utilizados. Com este monitoramento você poderá contar com:
- Localização dos veículos em tempo real;
- Monitoramento e controle da velocidade dos veículos;
- Controle de combustível;
- Indicadores de manutenção preventiva;
- Temperatura do motor e respectivo tempo de trabalho;
- Controle de quilômetros rodados;
- Identificação dos condutores;
- Rentabilidade por trecho;
- Relatórios de cada viatura;
- E outros;
Principais motivos para realizar o gerenciamento de frota.
1. Flexibilidade
Com um software de gerenciamento de frota, o gestor da sua empresa poderá reduzir o tempo de deslocamentos, além de melhorar a gestão e planejamento da sua frota, aumentando a qualidade do serviço prestado.
2. Segurança
Por meio da geolocalização dos veículos, a sua frota contará com muito mais segurança não só dos automóveis, como dos condutores e mercadorias.
Saiba mais sobre a geolocalização de frotas indoor aqui.
3. Combustível
O gerenciamento de frotas promove uma grande economia de combustível através da mudança de alguns hábitos de condução, otimização dos percursos, controle de velocidade e outros.
4. Redução de emissão de CO2 (Eco Driving)
A gestão de seus veículos contribuirá para o aumento da segurança rodoviária e condução mais econômica e eficaz por meio de análises de dados de consumo, contribuindo para uma maior sustentabilidade.
Frota própria e terceirizada: qual a ideal para o seu e-commerce
Não há uma fórmula correta para escolher qual melhor tipo de frota para o seu negócio, sendo importante analisar os benefícios de cada uma delas junto às características do seu e-commerce.
Por exemplo, se a sua empresa vende itens perecíveis, é necessário uma frota própria com veículos preparados para carregar seus produtos.
Ou então, se você atende a locais mais específicos e que precisam de uma entrega mais rápida, a frota terceirizada de moto, por exemplo, pode ser a melhor opção.
Outra opção são os já conhecidos Correios, que entrega para todo o país de forma abrangente.
Algumas vantagens das frotas próprias:
- Maior controle dos veículos
- Flexibilidade total nas entregas
- Maior possibilidade de publicidade nos carros, como envelopamento
Principais vantagens das frotas terceirizadas:
- Preço fixo de acordo com o contrato assinado
- Maior tempo e recursos para investir em melhorias dos seus produtos
- Serviço otimizado com inovações recentes
- Entregas na hora com autônomos em plataformas inteligentes
Como o gerenciamento de frota pode auxiliar seu e-commerce
Montar uma estratégia de e-commerce com um gerenciamento de frota pode ser o que você precisa para que tudo funcione bem dentro da sua empresa.
Como falamos no início deste artigo, as compras online tomaram uma grande proporção em 2020.
Antes disso, muitos consumidores tinham receio em fazer compras pela internet, seja por conta das formas de pagamento, prazo de entrega ou, claro, do valor do frete.
A experiência do usuário começa no momento que o consumidor acessa o seu site e só termina quando ele recebe o item comprado.
Mas, para a empresa, o processo do e-commerce é muito mais complexo que isso, requerendo um super planejamento logístico.
Esse gerenciamento ajuda a minimizar custos, maximizar o número de percursos no menor tempo, avaliar horas críticas e, claro, garantir a entrega com qualidade e eficiência que o cliente deseja.
Inclusive, caso você opte por uma frota terceirizada, é importante que escolha uma empresa que agregue em todos esses aspectos. Mas, se você escolher uma frota própria, deve levar em consideração o tipo de veículo e outros aspectos.
O gerenciamento de frotas é uma das melhores estratégias do e-commerce quando falamos em entrega de produtos.
Essa gestão gera uma grande vantagem competitiva para a sua empresa e clientes, melhorando o prazo da entrega e sendo determinante no momento da compra.
Como utilizar a frota para reduzir custos dos processos e entregas do seu e-commerce
Peso total da carga antes de sair
No decorrer de um trajeto o motorista passa por diversas inspeções e, muitas vezes, só descobre que está levando mais peso bruto do que deveria quando isso acontece.
Porém, além da multa, o veículo pode ser detido e só será liberado com o remanejamento da carga excedente. Esse processo, além de atrasar a entrega, traz muitos prejuízos a empresa.
Logo, é essencial que seja feita uma conferência da carga e do seu peso total para ter certeza que o limite de peso não foi ultrapassado. Neste ponto, a separação de cargas é uma aliada do gestor.
Distribuição das cargas
A distribuição das cargas, além de evitar a sobrecarga, irá evitar problemas na vida útil do automóvel, como desgaste dos pneus, freios e outras peças.
Além disso, o peso extra pode forçar o motor, acarretando no consumo excessivo de combustível, e pode colocar a segurança do motorista e mercadoria em risco.
Preste atenção nos KPIs
Os KPIs, ou indicadores de performance, são ferramentas que ajudam o gestor a desenvolver estratégias que irão melhorar a frota.
Esses dados serão coletados, analisados e entregues por meio de softwares de gerenciamento de frota, ajudando o gestor a tomar decisões mais assertivas.
Quando falamos de processo de entregas, a métrica mais importante é a OTIF (On Time & In Full), que trata da visão do cliente para as entregas.
Essa métrica irá medir a pontualidade do pedido e suas especificações, além de avaliar o desempenho dos motoristas da frota.
Ociosidade dos veículos
Veículos parados não trazem resultados positivos para ninguém.
Por isso, é essencial ter um bom planejamento e estruturação da sua operação, mapeando seus veículos, analisando custos e automatizando processos junto com as tecnologias, como os roteirizadores.
Eles, inclusive, são grandes aliados já que, além de planejar as rotas, direcionam as mercadorias para os veículos com o intuito de diminuir a ociosidade total da frota.
Gastos com combustível
O gerenciamento de frota ajuda na análise da quantidade de combustível utilizado com o faturamento da empresa.
Existem diversos fatores que aumentam o consumo de combustível dos veículos, dentre eles, não fazer a manutenção regularmente ou usar o veículo de forma inadequada.
Com o gerenciamento de frota, é possível utilizar KPIs para medir o desempenho de toda a empresa, garantindo transparência nos resultados e monitorando os dados em busca de melhoria contínua.
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